Ultra Gaming
Olá, Seja Bem Vindo Cadastre-se no UltraGaming
e Desfrute das Opções.

Por que devo fazer meu cadastro?
Ao se cadastrar você poderá utilizar vários recursos adicionais dos sites dos Diários Associados.

O cadastro é uma assinatura paga?
Não. A utilização de todos os recursos é gratuita.
Ultra Gaming
Olá, Seja Bem Vindo Cadastre-se no UltraGaming
e Desfrute das Opções.

Por que devo fazer meu cadastro?
Ao se cadastrar você poderá utilizar vários recursos adicionais dos sites dos Diários Associados.

O cadastro é uma assinatura paga?
Não. A utilização de todos os recursos é gratuita.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[Tutorial] Criando Profissões no SAMP Empty [Tutorial] Criando Profissões no SAMP Ter Abr 23, 2013 12:15 pm

Stronda

Stronda
Administrador
[Tutorial] Criando Profissões no SAMP Cooltext475303237

Bem depois de ver várias pessoas sempre tendo dúvidas e pedidos de Como criar profissões - Orgs ou como quiserem chamar decidir fazer este Tutorial que pode não ser dos melhores mais pelo menos acho que vai explicar de uma forma bem Simples de Como criar profissões em Modes RPG/RP.

Muitos pensam que é muito difícil de se fazer más não é bem assim. Basta parar para pensar um pouco que você vão ver como é fácil até de mais. Acho que por isto mesmo o Tutorial vai ser bem Simples.

Ok chega de Papo vamos botar a mão na massa.
Bom Primeiramente Vamos definir as profissões que queremos em Nosso Mode. Vá no começo de seu Mode e coloque as profissões que você quer criar. No Caso aqui vamos criar a profissão de Taxista.

Então No Começo do Mode Coloque isso:
Código:
#define TAXISTA 0

#define -- Isto é para definir algo em seu mode.
TAXISTA -- Aqui é o que você esta definindo.( É Aqui que você estará criando a sua Profissão)
0 -- Aqui irá ser o ID da sua profissão e caso for acrescentando mais vá fazendo da mesma forma na próxima coloque 1 na outra 2 na outra 3 e assim por diante..

Bom então agora vamos continuar.
Depois disto feito Vamos Criar a peça fundamental para usarmos a Profissão que você criou acima.

No Começo do seu Mode junto com os outros new's ou em qualquer parte que você preferir desde que seja no Começo Coloque isto:
Código:
new Profissao[MAX_PLAYERS];

new -- Para Você criar uma nova coisa em seu mode.
Profissão[MAX_PLAYERS]; -- Aqui é onde você estará criando a peça que você usará para identificar as profissões em comandos e outras coisas que você pretende fazer com esta profissão.
No caso onde esta o nome "Profissao" você poderá trocar por qualquer outro de sua preferência podendo ser: " Emprego " ou " Trabalho " tanto faz depende de sua imaginação...

Bem sei que muitos estão pesando que é difícil. Mas ao acabar de fazer isso vocês já fizeram a profissão de taxista com o ( #define TAXISTA 0) e criando a peça fundamental para usar a profissão( new Profissao[MAX_PLAYERS]

Então agora vocês se perguntam Como vou usar essa profissão pois isso não faz o menor sentido.. Bom depois de ter criado a profissão e o que usaremos para usa-la vamos criar coisas para esta profissão..
No Exemplo abaixo vamos Criar um simples comando reservado para a profissão de taxista:

Em public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
Código:
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
  {
      if(Profissao[playerid] == TAXISTA)
      {
            SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");
      }
      else
      {
      SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");
      }
  return 1;
  }

Bem se você fosse criar um comando normal sairia somente o:
Código:
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
  {
  SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");
  return 1;
  }

Então ali onde tem o:
Código:
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)

É aonde vamos identificar de qual profissão poderá usar este comando. é nesta hora que a nossa peça fundamental entra em Ação que ai vamos ver que se o player for da profissão de taxista irá acontecer o que esta entre as Chaves

Explicando melhor em pawn.
Código:
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
  {//Abri a chave principal do comando
      if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Aqui eleirá verificar de qual profissao poderá usar este comando
      {//A chave que ira abrir caminho para as funções se for da profissao de taxista
            SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");//Irá enviar a menssagem para o jogador dizendo que ele é taxista
      }//Fecha a chave das coisas que irá acontecer se ele for taxista
      else//Isso é usado para se alguma coisa for ao contrário do que estamos falando
      {//A chave para abrir caminho para as funções caso ele não for taxista
      SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");//Irá enviar uma menssagem dizendo que somente taxista poderá usar este comando
      }//Fecha a chave das coisas que irá acontecer caso ele NÃO for taxista
  return 1;//Depois retorna a 1.
  }//Fecha a chave principal do comando


Bem é isto Você criou uma profissão criou um comando somente para ele de forma simples e de fácil entendimento. Agora caso você ainda não esteja satisfeito e esteja doido para copiar algo a mais deste tutorial sem mesmo ler ele um exemplo de fazendo outras coisas usando a Profissão de Taxista:

Mudando a cor do Player quando ele morrer. Em public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason) Coloque isto:
Código:
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Caso ele for da profissão de taxista
  {//abria a chave
  SetPlayerColor(playerid, cor_rosa);//vai colocar a cor rosa nele..
  }//Fecha a chave

Bom acho que somente isso já da para acabar com as duvidas que sempre tem aqui no Fórum... Se realmente lerem e entenderem vão saber fazer de tudo relacionado a profissões em seu mode. Pode não ter ficado o melhor Tutorial do Mundo mas na minha opinião acho que já vai ajudar pessoas com esta duvida.

OBS:

As cores citadas nos códigos acima como: ( cor_rosa - cor_cinza) é somente um exemplo e talvez você deva mudar de acordo com as cores definidas em seu mode.

xNeew

xNeew
Novato
Belo tutorial obrigado, eu não jogo SAMP mais vou ajudar meus amigos, eu jogava MTA, mesmo estilo do SAMP só que da pra jogar online com carro brasileiros :]

3[Tutorial] Criando Profissões no SAMP Empty Re: [Tutorial] Criando Profissões no SAMP Qua Abr 24, 2013 11:51 am

Story

Story
Administrador
Ótimo Tutorial Me Ajudo Bastante

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos